sábado, maio 10, 2008

O Diário de Blindness

Blindness é o mais atual projeto cinematográfico do diretor brasileiro Fernando Meirelles, de parceiria Brasil-Canadá, no qual ele faz a adaptação da obra literária do famoso e premiado autor José Saramago. Intitulado em português como Ensaio sobre a Cegueira, Blindness é uma das grandes obras do autor, que conta a estória de uma terrível cegueira mundial. Após o momento em que um homem no meio do trânsito se descobre completamente cego, vemos a humanidade cair em uma verdadeira treva, na total cegueira que se alastra. Acompanhando a única mulher que não é afectada pela cegueira, a estória, então, passa a mostrar a humanidade mais voltado para si e para o que é humano, esquecendo das superficialidades da visão.

Infelizmente, nunca li um livro de Saramago e nem sou exatamente um fã de Fernando Meirelles, apesar de achar excelente os seus dois últimos longas. No entanto, estou muito motivado a ler o livro e assistir ao filme, e quem sabe, tornar-me um leitor fiel de Saramago. Como se não fosse um cinéfilo e me sentindo um tanto desisnformado, soube apenas a poucos dias a respeito do filme e do blog que Meirelles tem atualizado sobre a produção do longa.

Confesso que, se ainda não sou fã de Meirelles, estou a pouco de ser, pois tamanha é a curiosidade que tenho por seus projetos que li praticamente o O Diário de Blindness quase todo em um só dia. E aconselho a todos que gostam de cinema ou que experimentam a arte. Meirelles relata fatos e detalhes a respeito da produção e das filmagens em textos interessantíssimos e cheios de analogias retóricas e às vezes divertidas. Entre os vários relatos, há um sobre seu primeiro e tenso encontro com Saramago em um restaurante na Espanha, outro sobre as difculdades em filmar uma cena dramática e densa com Julianne Moore, em que a atriz teria que interpretar um momento difícil de sua personagem sem ter feito as cenas anteriores, importantes para que a ela pudesse chegar ao ápice dramático necessário; ou mesmo detalhes, como as oficinas para figurantes, já que estes estariam atuando sempre (como cegos). E surpreendi-me ao saber que os figurantes, caso recebessem intrunções do diretor, seriam promovidos a atores e teriam seus salários quintuplicados, devido as particularidades do trabalho destes, o que fez os produtores impedirem de todas as formas Meirelles de trocar qualquer palavra com os figurantes.

Enfim, são 15 posts interessantes pra quem gostaria de ficar um pouco por dentro dos detalhes técnicos e dificuldades de produção em longas. Como sempre minha intuíção dá um parecer a cerca de qualquer filme e geralmente acertando, nada mais justo do que esperar ansioso pelo filme. Estou providenciando o livro!

Vai ser interessante ver São Paulo sob cegueiras.

Trailer:



Impressões sobre o trailer: O elenco por si só já impressiona e quanto ao trabalho fotográfico, não sei se é apenas uma estilização do trailer, mas parece ter a iluminação um tanto estourada e uma composição visual interessante. Por mais que seja caótico, aparentar ser coerente a trama. Mas enfim, antes de entender a estória e ver na íntegra, qualquer afirmação pode ser equívoca.

9 comentários:

Flávia disse...

Cara, seu blog é muito legal, adorei, li quese todos os posts,bastante informativo.

Parabéns,sem mais.

Marcos Costa Melo disse...

A iniciativa do Fernando Meireles em fazer um blog é fantástica mesmo, ajuda muito a entender os bastidores de uma produção de grande porte.

Ele fez a mesma coisa em O Jardineiro Fiel. Desta vez, ele atualizou bem menos, porque disse que descobriu que tinham feito uma versão em inglês do blog e isso poderia gerar problemas contratuais para ele.

Blindness vai abrir Cannes. Veremos. Eu adorei Cidade de Deus e achei O Jardineiro apenas bom. E sobre Saramago já li alguma coisa, mas não é uma leitura "fácil", vamos dizer assim, é até massante. Há tempos vou e volto no "Evangelho...", quem sabe um dia termino.

abs

Unknown disse...

Eu também nunca li uma obra do Saramago. Mas fiquei interessada nesse filme. Parece-me interessante.

http://maynabuco.blogspot.com

Anônimo disse...

O filme parece ser bem interessante, ainda mais por ser do Meirelles, gosto de coisas com pitadas brasileiras.

Anônimo disse...

Noossaa! Que otimooo
Ja ouvi falar muito bem desse livroo!!!

Raramentente o filme sai tao bom quanto o livro..
mass.. vamos esperar pra ver ne? \o/

:)

s-u-y.blogspot.com

Euzer Lopes disse...

Se este filme demorar muito pra passar no Brasil (o que eu, pela primeira vez espero que aconteça), vou ler o livro antes. E isso só farei depois da pós acabar, em setembro.

Maximus (dm) disse...

Caraaaaa... esse Fernandoo Meireless siimm, oia a representação dele ai.

Esse trailer ta bomm D+ meuus, vii esse trailer a uns dias atras, agora aqui di novo.. MUITOOO BOMM parece ser.,.. espero sucesso mesmo nesse filmee...

ate maiis.

(Didixy) Conquistadores disse...

Eu acho que esse filme vai entrar para a história. Tem tudo para entrar, mas a crítica já está pegando no pé e parece
que não foi muito bem aceito em Cannes. Mas vamos esperar para ver. Isso não prova nada.

Obrigado pelas visitas.
Abs

(Didixy) Conquistadores disse...

Companheiro, que tal uma parceria de links?

Vou deixar algumas dicas para você.

Você escreve muito bem e precisa só de mais divulgação do blog. Acho que tipo, por exemplo, se tivermos uma parceria, nos
post, quando for falar de algum assunto, pode tipo linkar outros blogs com outras opiniões e tal.

Também poderia colocar um topo para o Seu blog, se quiser eu faço como você quiser. Tipo uma montagem com várias cenas de
filmes....

O layout também poderia ser mudado, com algo mais chamativo.

Algumas dicas para você que tem um blog muito legal.

Abs