sexta-feira, abril 25, 2008

Found: Em Busca das Críticas Negativas de Lost

Enquanto dados do nono episódio da quarta temporada de Lost são transferidos ininterruptamente da rede para o meu computador, minha ansiedade de fã cresce, assim como uma curiosa vontade de entender até que ponto esse fanatismo me cega enquanto crítico, como várias vezes fui avisado a respeito disso. Decidi, então, me certificar da realidade de minha percepção a respeito de Lost e embarquei em uma jornada virtual em plena aurora de uma sexta-feira.

A questão era: Lost estaria tão ruím quanto algumas pessoas que me cercam dizer estar ou, na verdade, seria uma grande coincidência estar rodeado de pessoas que não gostam da série? Caso ela esteja realmente ruím, poderei de fato entender até que ponto a empatia que sinto pela série (já fora de um padrão normal) atrapalharia em um olhar mais crítico. Minha jornada então começou na busca pelas críticas mais negativas e ofencivas a série que eu acreditava não ter conhecimento, e que poderiam ser fatores de uma possível distorsão da realidade da série que eu pudesse estar sofrendo.

Então googlei. Comecei na busca por sites de "críticas de TV", que pra minha decepção, quase não existem em domínios brasileiros. Em seguida, busquei pela expressão básica "Lost" e pude encontra apenas umas poucas 486.000 páginas de respostas, que graças ao sucesso da série, tinha nas primeiras páginas justamente os links para os sites que comentavam a série. Entrei em diversas páginas, dezenas até, e pouco pude constatar, a não ser uma louca convenção geral de que a série é um "sucesso", simples assim.

Não satisfeito, busquei por "Lost decepiciona". Nada de novo me foi apresentado, a não ser sites que diziam: "Primeiro episódio da terceira temporada decepciona na audiência, mas ainda é a mais assistida no horário". Cansado de notícias sobre audiência ruím (falácias que não passam de um reflexo de popularidade), procurei por "Lost ruím" e encontro repetitivas afirmações de "sucesso" ou anúncios de "fotos sensuais de Evangeline Lilly". Sem desistir, procurei por "Lost péssimo", "Lost temporada fraca", "Lost cancelada", "Lost greve", "Lost não, Heroes sim", "Lost merda", "Lost pop". E o que eu encontro? Além da afirmação de que a série é um "sucesso", achei, em meio a 98% de afirmações de que a série é - novamente, "um sucesso" - "uma revolução da televisão", apenas algumas poucas críticas interessantes e negativas voltadas geralmente para episódios em específicos, como: "Lost tá cada dia pior, mas a nova trama apresentada no último episódio até que levantou fôlego", ou "Que episódio ruím, perto daquele outro bom"; ou o pior dos argumentos pra quem quer criticar uma série que se chama Lost: "Essa série só cria dúvidas na minha cabeça e nada de respostas". E para a irônia de tudo, em meio a minha jornada exaustiva em busca da crítica negativa, e sem muito sucesso, encontro uma crítica negativa de um blog chamado .Ponto-de-Vista., que detona um episódio mais que qualquer outra blog que eu tenha procurado no Google, isso, no GOOGLE.

Aliás, certifiquei-me de algo: os internautas criticam a série com cuidado e é comum encontrarmos afirmações como: "Às vezes Lost me desanima..." sucedido por um "... mas não decepciona" ou "Os últimos episódios estavam tão fracos... mas esse último mostra Lost novamente"; sem grandes argumentos, sem postura, e críticas destrutivas que morrem no episódio seguinte, quando não, no season finale.

Busca frustrada, que pelo menos resultou em um alívio por saber que a minha percepção da série, mesmo sendo um fã bobo e apaixonado, é sensata como a de poucos que pude encontrar no google, além, claro, de constatar que a série não é ruím como andam falando. Desta busca, pude pelo menos conhecer diversos sites de críticas e informações de TV que frequentarei com constâncias. Acredito que minha razão fique por cima da minha paixão, afinal, não exito em criticar Lost quando devo ou quando me desagrada, da mesma forma como não me entrego ao deleite de criticar outras séries ou de negar-lhes os elogios merecidos, como CSI ou 24 Horas, que possuem um modo particular e um tanto eletrizante demais de contar suas estórias, algo que não me agrada muito. Prefiro personagens, por isso, prefiro Lost.

Mas eu percebi uma coisa, das próximas vezes serei fã de uma coisa menos popular e conhecida. As pessoas tendem a associar popularidade a produtos ruíns. É o que eu sempre falo por aqui, preconceito artístico!

13 comentários:

Luana! disse...

Bom, a partida por outros argumentos foi muito sensato. Fiquei feliz por sua iniciativa...e, assim, tu pode prosseguir, num tratamento anti-drogas....'um dia de cada vez'. Certamente, num outro dia vc consiga achar todos os links possíveis para te convencer que isso é muuuito chato!

Não! Melhor, eu farei vários posts esculhambando Lost, daí vai bombar o google!

ahauahuaha

Tooooscoooo!!!

Aqui Tem Geral disse...

Lost nada mais do que uma história mal elaborada de ficção..

abraço.

http://aquigeral.blogspot.com/

Unknown disse...

oO
q louko.

Blog JC digital

iti disse...

Sei la, ñ curto mto nd sobre lost...
mais a postagem abaixo foi di mais..
parabens

Marcos Costa Melo disse...

Essa associação entre popular e ruim, infelizmente, existe sim, porém, muitas vezes não é verdadeira. Só que o preconceito não deixará que muitas pessoas conheçam.

Especificamente quanto a Lost, a série é fantástica. É ótima em todos os quesitos que se possa pensar na dramaturgia. Evidente que se um projeto ganha o status qeu a série ganhou, chega-se num determinado ponto que passa a ser "bonito" falar mal de Lost, porque, supostamente, você pode se mostrar contra a maioria, como se tivesse uma visão mais apurada.

Não mude suas opiniões pelo que os outros acham, ou seja, referindo-me ao último parágrafo, se quiser ser fã de algo popular no futuro, continue sendo.

abs

• duh soŧŧo mayor • disse...

acho q o q da folego a lost... é a gente não saber d sobre os personagens...
pq quando parece q vai cair...
eles nos surpreendem com uma nova parte da historia...

do Ricardinho Dias Gomes disse...

eu não gosto muito de Lost.
acho que a historia é meio confusa.
Gostei muito do seu blog.
voltarei sempre.
ah, se quizer podemos fazer uma parceria...me passe seu banner..eu te passo o meu.

Euzer Lopes disse...

Você falou uma grande verdade: "todo mundo critica o que é popular". E isso, na verdade, não passa de um grande preconceito, uma grande besteira.


Passe no meu blog. Acho que vai gostar do que vai ler.

Mikael Ferreira disse...

ehh cara eu não sou muito chegado em lost

mais c tu curte faça o que achar melhor, não ligue para o que as pessoas vão dizer

http://feitodescolhas.blogspot.com

Unknown disse...

Acho que você não deve procurar críticas no sucesso!! Se não fosse bom não teria audiência e pronto rs. Não assisto Lost, mas acho q deveria passar na tv, todas as pessoas q eu conheçam e assistem são viciadas... acredito q não deve ser á tôa!

Parabéns pelo blog
Convido a visitar o meu:
www.espelhomagic.blogspot.com

(Didixy) Conquistadores disse...

Minha sincera opinião sobre Lost:
Me desculpe, mas acho tudo aquilo mirabolante e sem sentindo. Ver aquela fumaça preta é tosco do tosco. (Minha opinião e crítica não deveria ser assim, mas é tamanha a minha indignação quanto a popularidade dessa série no Brasil, ah, esqueci....Brasileiro só gosta de por... - exemplo: funk - )...Enfim, Lost para mim, assisti somente até o episódio 7 da primeira temporada, depois disso, passo longe.

Tem séries bem melhores, mais atrativas e bem mais inteligente.

www.conquistadoresdm.blogspot.com

alex disse...

Olá...

gostaria que você desse sua opnião no meu post sobre os "addmaniacos do orkut" como seu blog é sobre ponstos de vista... sua opnião é importante...

valew

blablabla disse...

KKKKKKKKKKKKKK Se for usar os resultados do google como criterio de verdade, entaum vamos todos crer que ronaldinho NAUM comeu os travecos