sábado, fevereiro 02, 2008

Lost: The Beginning of the End

Fraca! Assim definiria a estréia da 4ª temporada de Lost. Sempre fui suspeito ao falar da série, mas tentando analisar realmente através de um olhar crítico, The Beginning of the End decepciona por ser apenas um episódio de repercussão dos grandes fatos ocorridos no final da 3ª temporada.

Pouco revelador (algo típico de Lost), a estória quase não evolui e apenas presenciamos o luto dos personagens pela descoberta da morte de um personagem no fim da temporada anterior, assim como a suspeita de que as pessoas a caminho da ilha possam não ser bem intencionada. No intuito de alongar mais a estória, os roteiristas acrescentam ainda duas sequências desnecessárias que tiram o tempo que poderia ser aproveitado no desenrrolar dos fatos. Para piorar, mais dúvidas são abertas e quase nenhuma revelação nos é liberada.

Mesmo com suas falhas de rítmo, The Beginning of the End conta com momentos decisórios que marcam uma ida sem retorno no caminhar da estória de Lost. E ver a reação dos personagens, que a tanto assistimo-os em situações não tão intensas (a não ser em season-finales) é sempre interessante. Mas o melhor e mais promissor elemento nesta nova fase é sem dúvida o tratamento dado as circunstâncias, como o clima aterrorizante impregnado à sequencia da cabana de Jacob, assim como a ambientação misteriosa dos flashforwards. Com isso, vemos uma das cenas de maior suspense da série enquanto o resto das sequências fazem de Lost, agora, uma série sombria, com um tom noir.

Enquanto na temporada passada os flashbacks já não faziam efeito, os flashforwards dessa vez, tornam mais angustiante o destino dos personagens. E agora que vemos o futuro destes, é cada vez maior o contato com as conspirações que envolvem todos os mistérios. É impossível não sentir um frio na espinha quando Hurley recebe, em situação de seu futuro, a visita fria, misteriosa e ameaçadora de um homem engravatado chamado Matthew Abbadon.

Se eu falar das atuações, vou ser repetitivo. Mas vale ressalta Jorge Garcia, que melhorou muito nas cenas de drama, e os momentos em que Ben (Michael Emerson) apenas aparece (sem necessariamente falar). Fantásticos!

Um episódio sem avanços consideráveis, no típico rítmo de Lost, mas que já dá os sinais de que os roteiristas estão querendo mesmo levar a série ao fim (estão impregando rítmo). Só falhando por ser um ínicio de temporada morno, talvez os pontos que julgamos negativos devido a exigência de um caráter especial ao episódio, não seriam assim encarados se este não se tratasse de uma abertura de temporada. Em altos e baixos, a série agora é outra, mais sombria e angustiante, e esse primeiro episódio é hábil em prender qualquer um que o assista a ver que nova série é essa e que rumos são esses que ela caminha.

Sinistro! O quadro na parede da terível cabana de Jacob na imagem abaixo me dá arrepios. Clique na imagem para amplia-la.


A GRANDE QUESTÃO:
. Por que Jack, após decidir novamente voltar a ilha, não procurou por Hurley, e ao invés disso, foi atrás de Kate (momento season finale)? Será que aconteceu alguma coisa com Hurley?!

18 comentários:

Edu Perondi disse...

Adoro lost cara
com essa greve dos roteiristas atrapalhou a série
;/
vlw pela vsita la no meu blog
volta sempre ae
flww

Admin disse...

Poh tbm adoro lost....vou ter q baixar ainda esse episodio..rsr


mas gostei do seu blog cara muito bem feito...


depois passa no meu

http://sonacachaca.blogspot.com/

Caio Rudá de Oliveira disse...

Poxa, não sabia que a 4ª temporada já tinha começado. Sou fã incondicional da série e me passei nessa. Pensei que só iria começar lá pro fim de fevereiro.

Mas bem, foi bom ler um preview dos novos episódios. Estou baixando agora! Gostei muito do texto. Bela análise sobre o seriado, que infelizmente corresponde, ao menos, à realidade das temporadas passadas. Muita coisa nova descoberta, e mistérios passados sem solução. No entanto, não perco o gosto de assistir!

Leandróide disse...

Legal teu post, acho que vou desistir de Lost mesmo. Ainda vão ser mais 3 anos de enrolation.
Abraço.

Leandróide disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Moreira (Krusty) disse...

Lost não me cativou, e agora então...

Talvez a greve dos roteiristas tenha algo com os problemas na nova temporada.

Parabéns gostei do texto e principalmente do fato de reconhecer uma precipitação num dos textos anteriores sobre a morte de Heath Ledger, foram muitos os que ficaram nas especulações e preconceitos...

Coincidentemente eu também optei por fazer radio e tv por ser a opção que mais se aproxima do cinema...embora no meu blog não trate muito do assunto.

Abraço e boa sorte!!!

Sabão disse...

legal o seu blog

nunca assisti lost mas não foi por falta de indicação eu simplesmente não fui com a cara do nome e da historia da serie mas mesmo asim é legal conhecer pessoas que se dediquem a uma serie televisiva

http://www.escuraclaridao.blogspot.com/

abraços

Marjorie disse...

Eu era viciadíssima em Lost assim que começou. Parei na metade da sugunda temporada, por não aguentar tanto suspense.

Mas onte, eu acabei assistindo esse episódio, e apesar de boai em grande metade ele, o achei chatíssimo.

E fiquei putíssima porque o Charlie morreu. Deveria ter morrido aquele chato do Jack.

Veri disse...

Não preciso nem dizer o qto gostei do seu comentário no meu blog né!
Mto obrigada pelos elgios, mas nem sei se mereço tanto assim..
Tbm gostei de saber que existem pessoas que sentem o mesmo que eu mesmo sendo de forma "diferente"...

Bom..não assisto essa série, então não sei o que falar dela, mas achei mto interessante seu ponto de vista.

Vc será sempre bem vindo ao meu blog tá!
Bjus*

Arne Balbinotti disse...

Obrigado pela visita.
Assisti a primeira temporada pela Globo, achei super interessante, mas daí demorou demais para passar a segunda, um ano depois é um pouco demais né.
Então acabei perdendo o interesse, comecei a assistir HEROES, esse sim me viciou, assisti as duas temporadas num piscar de olhos.
Talvez um dia ainda assista Lost, mas acho dificil de acontecer.

Anônimo disse...

Meu sobrinho é fã de lost. Eu já prometi várias vezes ver todos os episódios, começando do primeiro. Mas sempre assisto pelas metades com meu sobrinho.

Ótimo blog. Amo cinema!

Anônimo disse...

Meu sobrinho é fã de lost. Eu já prometi várias vezes ver todos os episódios, começando do primeiro. Mas sempre assisto pelas metades com meu sobrinho.

Ótimo blog. Amo cinema!

Polyana Amorim disse...

Caiowww, preciso ter um dicionário pra sacar todas as expressões que tu usas no texto. Coisa de profissa...hehe

Sobre Lost, tu bem sabes que eu só vi um episódio da segunda temporada e achei mto boring.
Se tu tá dizendo que a 4ª temporada é chata assim, nem vou tentar ver.

Oh, gostei pacas do teu texto e valeu a visita no Agulha. É sempre bom tê-lo por lá.
ah, teu cd do José Gonzalez vai sair.

bjos

Luana! disse...

Caráleo, Lost é chato forever!
ehehe
Brincadeirinha!
Ou eu vou passar a recusar vir por aqui, nas sessões Lostianas ou terei q me render a série.
O q tu me diz, Caio?
=D

Camila disse...

Estou por fora do mundo Lost, todo mudno assiste menos eu, nao curti nem a primeira temporada nem as outras por isso me abstenho a comentar mais profundamente.

Natália Coelho disse...

Não devia ter lidoo

ainda to na tercera temporada!


amo lost...mas que tem muita enrolaçao da segunda temporada pra ca tem mesmo......

Paulo César disse...

Cara, apesar de não acompanhar a série e talz, eu como quase leigo ao seu ponto D vista acho que lost é bom, mas serve como DIVERSÃO e pra passar o tempo, não para gerar crítica,....se faltei com o respeito, ou se vc é um fanatico...desculpe-me....mas que o seu blog ta bom, isso não posso negar!!

Não esqueçam de ler o post!! [:P]

http://www.areaconfidencial.blogspot.com/

Rafael Portillo disse...

Engraçado como sei bastante de lost sem ter assistido um unico episodio.
De qualquer jeito, tenho medo que o misterio de Lost acabe como o mistério da irmã e Mulder, em arquivo x.
Acredite, o mistéiro foi melhor...
http://rafaelportillo.blogspot.com