terça-feira, junho 26, 2007

A 3ª Temporada de Lost

Já faz mais de mês que o último episódeo de Lost foi exibido pela ABC, na qual eu acompanho. Nesse meio tempo, posts e mais posts me pareceram prioridade enquanto eu esperava pra assistir mais uma vez o episódeo antes de comentar. Então aqui estou, tardiamente comentando a 3ª temporada de Lost, e no post seguinte me dedicarei a falar sobre Through the Looking Glass, o último episódio da temporada.


3ª Temporada - Um Ciclo se Fecha

Quando a 1ª temporada de Lost se encerrou, vimos um momento de transição e de aprofundamento de todos os mistérios da ilha até então. A prova disso é que todo aquele período em que éramos apresentados a vários mistérios sem obter uma revelação sequer, se encerra quando a escotilha é aberta, respondendo várias das dúvidas e entrando numa nova fase em que as informações são liberadas, mas sempre acompanhadas de novas e intrigantes dúvidas. Outro ponto que marca essa transição é que enquanto na 1º temporada temos uma visão sobrenatural e dogmática dos eventos e coisas, na segunda passamos a entender tudo de forma mais científica enquanto os personagens se veêm confusos entre a crença e a descrença, no caso, o conflito foi protagonizado por Locke e Jack.

Quanto ao término da 2ª temporada, diferentemente da 1ª, não vemos uma expanção da mitologia já criada até aquele momento, mas sim um fechamento de quase todas as tramas criadas no início daquela mesma temporada. Nenhuma nova escotilha de possibilidades foi aberta, mas ao invés disso, temos a primeira imagem fora da ilha sem ser em um flashback.

Pois bem! A 3ª temporada começa pela icônica cena em que uma nova e importante personagem presencia a chocante queda do vôo 815 numa sequência impressionante. Além disso, a temporada continua a desenvolver as mesmas tramas da 1ª e às que sobraram da 2ª temporada.

Com um início lento e pouco revelador (e por isso falho), o foco esteve mais no que ocorria com Jack, Kate e Sawier enquanto prisioneiros dos Outros. Em contrapartida, toda essa lentidão foi fortemente motivada pelo desenvolvimento das personagens, que se encontravam em situações novas ou transitórias. Após sete episódios sem explicações, todos nós fomos surpreendidos pelo incrível episódio "Flash Before Your Eyes", que nos apresentou a uma nova e misteriosa narrativa (Isso mesmo! Nem mesmo sabemos ainda que narrativa foi aquela). Se presenciamos o passado no flashback de Desmond, ou se foi uma outra versão do passado modificado ou apensa uma alucinação presenciada por nós dentro dos flashs do personagem, ninguém sabe até agora. Contudo, o bom rítmo da série só retorna mesmo a partir do 11º episódio, com direito a revelações e uma continuidade das tramas entre os episódios, levando-nos a um final de temporada onde quase todos os conflitos criados desde o início da série são solucionados, marcando o final de uma etapa de Lost e o início de outra, na qual os personagens serão explorados, acredito eu, a partir de seus futuros, ou seja, em flashforwards.

Uma temporada instável e um pouco confusa, mas isso chega a ser algo compreensível quando lembramos que a 3ª temporada se trata dos Outros, um grupo tão complexo e ambíguo, povoado por personagens facinantes e traiçoeiros, em um complicado contexto de empatia e conflito máximo com os sobreviventes.

A seguir, sobre o último episódio.

Nenhum comentário: