quinta-feira, junho 28, 2007

Lost (S03E22 e 23) - O Resgate

"Through the Looking Glass", o último episódio da 3ª temporada de Lost, traz os momentos mais tensos e emocionates da série, e pra quem assiste ou tem uma breve noção da estória, essa foto acima tem um grande significado, maior ainda para as personagens. Surprendente em sua narrativa (uma nova), esse último episódio consegue prender o telespectador e faze-lo se entregar para os eventos, de tal forma que ao assisti-lo, durante a maior parte do capítulo, não possuímos a mínima noção da narrativa ou da estória que está sendo contada, mesmo quando a inteligência e a criatividade dos roteiristas são características mais do que conhecidas por todos.

Dando início a partir de mais uma cena com um Jack problemático ainda fora da ilha (mas dessa vez tentando contra a própria vida), o episódio nos apresenta à flashes com um Doutor deprimido, viciado em remédios e alcólatra. Sem sequer nos explicar o porquê de todos os seus problemas, os roteiristas confiam na capacidade associativa de seus telespectadores, e o mais incrível, eles acertam (Normal! Eles nunca duvidam de nossa capacidade). Nesse episódio, enquanto vemos as consequências do sacrifício de Charlie, presenciamos a luta dos outros sobreviventes em busca do resgate, porém, isso tudo é feito de forma decidida e desesperadora por cada um dos personagens; uma luta constante pela fuga da ilha que vai de encontro aos misteriosos (e agora, urgentes) objetivos dos Outros.



Mantendo um clima tenso e castigante, o clímax das tramas reside em momentos delicados e sustosos, onde os personagens se encontram entre o resgate e a tragédia, deixando o telespectador em um estado desconcertantemente nervoso. Com poucas revelações mas muitas decisões e atitudes dos protagonistas, sobretudo das do Jack, temos a chance de presenciar o desfecho ou o clímax de conflitos desenvolvidos a muito, a exemplo, a cena em que Jack confronta o espetacula e odiável vilão Benjamin Linus, decidindo na força um embate sempre marcado por manipulações, mentiras e pela inteligência de seu rival. Mesmo Ben sendo um mentiroso e o mais manipulador dos vilões que já pude assistir (Diferente do habitual, já que o ator Michael Emerson é espantosamente realista e intenso em sua interpretação), acredito que aquilo que o personagem pensa sobre a ameaça que o resgate pode trazer a sobrevivêcia de todos os personagens que ainda estão na ilha, seja verdade; e vale resaltar que o ator tem esse poder e competência, mesmo após termos a plena certeza da capacidade de manipulação do personagem. Ainda sobre o embate, vemos o momento de maior pressão sobre Jack, que possui a vida de três personagens nas mãos, como resultado da chantagem de Ben para que ninguém seja resgatado.

Esse é outro ponto marcante em "Through the Looking Glass". Nunca em um só episódio tantos personagens morreram, provando a capacidade dos roteiristas de elevarem a série a um clímax, mesmo esta estando em seu meado. Há a primeira morte de um personagem de grande importância interpretado por um dos atores do elenco principal, algo ousado em si tratando de um série que faz de seus atores, ídolos. De uma beleza e sensibilidade incrível, a cena da tal morte acompanha detalhadamente o olhar do personagem enquanto este tem a certeza de que sua hora de morrer havia chegado, vislumbando cada momento até o último, nos dando a possibilidade de experimentar o sentimento fúnebre e a angustia do personagem ao mesmo tempo que este toma uma atitude inteligente e brava em prol do resgate.

Como de praxe nos season finales de Lost, as mudanças inevitáveis e sempre coerentes nos personagens tornam o Sawier numa figura fria após ter concluído sua vingança e Locke em um indivíduo mais misterioso do que fora na 1ª temporada. Quanto as outras mudanças, ficam em abertas, dando apenas a possibilidade de abrirmos conjecturas a cerca da reações dos personagens frente aos grandes fatos deste episódio.


Quando já não entendemos mais o que os flashes do Jack querem dizer, somos surpreendidos por uma das maiores revelações, fazendo-nos sentir totalmente desnorteados frente ao que vimos nos flashes. Tudo o que vimos é modificado e passa a ser entendido sobre um novo aspecto, além de nos revelar o que pode vir após a última cena passada na ilha do episódio, mais exatamente, a cena da 1ª foto deste post.

Para os que querem saber a revelação, selecione a parte escura logo abaixo:

(Spoilers) -Ao vermos Jack encontrar-se com Kate em seu flashback (não ocasionalmente, como já ocorreu diversas vezes), descobrimos que a estrutura trata-se na verdade de um flash forward, portanto vemos o futuro e não o passado como de costume, revelando-nos que os personagens vão em algum instante sair da ilha e os conflitos e problemáticas deles serão, agora, relacionados ao "não estar" na ilha, considerada em vários momentos da série como um suposto paraíso, já que nela cada um possuía uma nova chance de uma vida digna. Quanto ao Jack, descobrimos que seus problemas, na verdade, são resultado de uma obcessão em voltar à ilha, mesmo após toda sua luta para sair de lá e também à idéia de que a ilha é o lugar onde eles deveriam estar. A cena acaba com um pertubado Jack grintando que eles deveriam voltar, enquanto Kate, no seu habitual egoismo, dá as costas. Os roteirista trazem essa grande revelação a tona sem um furo no roteiro; um trabalho espetacular, sendo que por um bom tempo, eles nos fizeram acreditar que aqueilo se tratava de um passado.(Spoilers)











Agora, só em fevereiro de 2008! Uma angustiante espera!

Nenhum comentário: