domingo, maio 27, 2007

Na 'teia' do Homem-Aranha 3

Quando vimos os dois primeiros filmes de o Homem Aranha, presenciamos a vida simples e humilde do jovem Peter Parker. Vimos como encarava o seu duplo dia-a-dia, como conciliava as obrigações de estudante, sobrinho, herói e de um homem apaixonado; e isso tudo sempre foi bem desenvolvido nos primeiros filmes. Enfim, o Homem Aranha nunca foi somente um exemplar dos filmes de super heróis e de ação, mas também de um drama pessoal, mas sob um contexto anormal.

No primeiro filme, soubemos como Peter Parker descobriu seus poderes; no segundo, como ele sofreu o isolamento social por conta da má administração de seus deveres e dos encargos que seus poderes lhe atribuem; já neste terceiro filme, olhamos um novo Peter Parker, que sabe de seus poderes e tem a consciência de que é superior aos outros, um Homem Aranha que é queridinho por Nova York. Vemos o ego inflado alterando a dignidade do personagem e levando-o, consequentemente, ao arrependimento, comum a pessoas que são auto-exigentes.

É meio triste afirmar, mas nessa continuação não vemos o mesmo trabalho de desenvolvimentos das personagens, mesmo nessa trama interessante. O filme é irregular por acrescentar personagens, sub-tramas e vilões demais. Fica até difícil contar uma sinopse agora, levaria o pouco tempo que tenho pra atualizar esse blog , mas vou ser breve.

Peter Parker já planejando se casar com Mary Jane, acaba se desentendendo com ela por ter alcançado tanto êxito como o Homem Aranha, enquanto a carreira de atriz de sua namorada está indo mal. Ao mesmo tempo, o amigo de Peter, Harry Osborny, já é seu atual inimigo, e o triângulo amoroso envolvendo os três personagens ressurge. E novamente "ao mesmo tempo", um novo vilão aparece, o Homem Areia, o verdadeiro assassino do Tio de Parker.


E assim o filme caminha, “ao mesmo tempo” muita coisa vai acontecendo, muitas subtramas vão se desenvolvendo ... e mais outras. O triângulo amoroso se transforma num quatrilho, que se transforma num “pentágono amoroso” (Desculpe a falta de uma expressão adequada). Mais um novo vilão aparece, e assim vai. Tudo isso acontece em meio a dezenas de reviravoltas e subtramas. Muita coisa para um filme só e o público cai na "teia" de o Homem Aranha 3, a caótica narrativa.

O tempo que os dois primeiros filmes usavam para desenvolver os personagens e seus conflitos em tramas bem mais simples, nesse filme é desperdiçado em excesso de estória. Como consequência, vemos em alguns momentos os personagens agirem sem que a gente possa entender os reais motivos de suas atitudes, o que leva a transparece um certo maniqueísmo pela falta de uma fundamentação (diga-se, motivação) para as atitudes dos personagens. Então, é muito provável que em alguns momentos, caso você assista, pense que a atitude de determinado personagem foi exagerada. --------------------------------------------------

Contudo, as cenas de ação são espetaculares (e elas não faltam, tem demais!), os efeitos são incríveis e com um trabalho de acabamento excelente, melhor que os anteriores. O longa possui grandes e divertidos momentos da estória do Homem Aranha, que agradarão aos fãs e a maioria também. O fato de terem incluido a farda escura do HA, soou quase como uma metáfora ao ego alimentado e ao desejo de vingança cultivado por Parker quando descobre que o assassino do seu Tio ainda esta vivo. Uma coisa é certa, não faltam momentos interesantíssimos no filme (o filme não falha nos seus elementos, mas na disposição deles), como a cena do surgimento do Homem-Areia (Fenomenal! Em ambos os sentidos) e o Peter Parker 'bad-boy', que ficou simplesmente hilário; e vale ressaltar o carisma e versatilidade de Tobey Maguire. E como ele também é bom na comédia!

Quanto ao vilão Venon, ele é demais! Ainda mais pra quem era fã do desenho.






Bom! O Homem Aranha 3 poderia ser mais, senão comprometesse o desenvolvimento das personagens em prol de um filme cheio de vilões e reviravoltas. Muitos que assistirem vão sentir falta de ver o cotidiano do Peter Parker. Eu senti. E confesso que acredito que só há uma resposta para o roteiro ter saído assim. Os produtores, a princípio tiveram a idéia de fazer dois filmes (como Piratas do Caribe) e acabaram se vendo obrigados a reduzir a estória (ou melhor, imprensar) para apenas um filme. Um exemplar dos blockbusters de ação e comédia, mas quanto ao drama, deixou a desejar. E como essa sempre foi uma das propostas da série, o filme acaba sendo inferior aos primeiros.

2 comentários:

Tarsila Cardoso disse...

dou a mão palmatoria. o cara arrepiou com a parte tecnica e esqueceu o principal, o roteiro.
não que as estorias não sejam boas, mas o inchaço de estorias boas estraga o filme. Não tem o ditdo que iz que tudo o que é de mais estraga. pois é !
É fato, o Homem Aranha não pode ser contado apenas em um trilogia. Não com esse roteiro. A saga dos X MEM foi melhor desenhada do que a do Homem Aranha. O autor consegui contar em 3 filmes. ta certo que não tem um fim definitivo, mas é bem melhor.
PS: minhas opiniões são no senso comum total. visão de quem assiste o filme.
texto bom hem! a cada di vc está melhor e só não ter sido LOST, já ajuda! hehehehhe!

Rafael Carvalhêdo disse...

Obrigado pelo apóio e insentivo...mas não entendi o "...e só não ter sido LOST, já ajuda!"???
Logo, logo, to postando mais de Lost ai. rererererre!!!