domingo, maio 20, 2007

Lost (S03E21) - O valor dos menosprezados


"Greatest Hits", com certeza, foi um dos mais comoventes episódios de Lost, apesar de ser um preparatório para o season finale deste 3º ano. Centrado em Charlie, o episódio ao mesmo tempo que mostra a planejamento dos sobreviventes para o ápice do conflito destes com Os Outros, desenvolve e trabalha o drama de Charlie, que se vê numa posição de elemento fundamental para que a primeira grande possibilidade de resgate dos sobreviventes do vôo 815 da Oceanic Air se conclua.

Um episódio tenso e emocionante, com cenas realmente belas e bem interpretadas (O que é normal em se tratando de Lost) que trabalham temáticas como heroísmo e sacrifício. Mas é no drama do personagem Charlie que tudo isso se consolida incrivelmente. Na trama tensa em que o personagem se envolve (ou melhor, é envolvido) desde o início da temporada, que experimentamos os momentos mais sensíveis e cuidadosamente escritos e dirigidos, em cenas que trabalham a sina e sofrimento do Charlie de forma singela e delicada, sem melodrama e deixando longe os clichês nas quais as temáticas poderiam ter caído. E é incrível como Lost quase sempre consegue fugir deles com tanto sucesso, e talvez seja isso também um dos motivos que torne a série tão bem sucedida e surpreendente. ------------------------------------------------------------
O mais bonito mesmo deste episódio foi o novo aspecto trabalhado na vida do roqueiro Charlie, enquanto este aguardava a morte. Autor do famoso e fictício single "You all everybody" tocado pela sua banda Drive Shaft, Charlie parece ter a importância de sua vida resumida a esse single. Um personagem que passou toda a sua jornada tentando alcançar uma estima e uma função relevante socialmente, tanto na sua vida antes de náufrago, quanto na própria ilha, onde o personagem foi diversas vezes regeitado pela trama e pelos personagens, o que parece ser um reflexo da dificuldade dos roteiristas que sempre se esforçavam para encaixar o roqueiro nos eventos. Menosprezado e vítima da desconfiança por ser um ex-drogado, Charlie passou por momentos de humilhação, sempre denotando uma baixa auto-estima e a luta pela conquista desta. Tanto que foi recorrente as cenas em que personagens descartam o roqueiro quando não precisavam mais de sua ajuda, enquanto este tentava se mostrar útil. O menosprezo pelo personagem foi também por boa parte do público, que não acreditavam na sua função na estória. Mas Lost não se trata só de mistérios e conexões, mas também de vidas. Charlie é uma delas.-----------------------------------------------------------------
No entanto, nesse episódio descobrimos que a passagem de Charlie, ao contrário dos que acham que é marcada pela inutilidade, se trata de uma estória singela e de uma jornada intimista, de um personagem que tenta lidar com a falta de auto-estima e com a sua "pequena patética vida" (frase recorrente na série, dita por personagens com os mesmos dilemas). Na melancolia e solidão diante da morte e do sacrifício, Charlie tem os supostos últimos momentos de vida marcados por lembranças simples, como a de seu primeiro mergulho em uma piscina com a ajuda de seu pai, em contraste aos grandes feitos do personagem, que ele nem mesmo percebe, mas que o tornam grande; o auto-sacrifício em prol do próximo, em prol de quem se ama.-----------------------------------------------------------------------------------
Momentos como a conversa final entre Charlie e Desmond e a despedida dele e de Hurley são memoráveis e dão o gostinho do que a série ainda pode ser, do que aqueles personagens ainda podem passar. Uma coisa é certa, quem assistir a esse episódio, terá medo da morte do roqueiro, por apenas entender a simplisidade do personagem. Eu, pelo ao menos, temo pelo personagem agora, mais que antes. ---------------------------------------
Quanto aos rumos do season finale, pode-se esperar mais reviravoltas e muitas novidades de uma série que parece já morna e sem estórias a mais pra contar. A julgar pelo vilão, que está melhor que nunca, ainda prevejo muitos grandes momentos, como aquele puta final do episódio 20. Confesso que estou louco pra saber com vai ser o final dessa guerra entre os Losties e os Hosties, e qual é o grande segredo sobre Kate que será revelado no último episódio. Agora que Lost já tem seu término marcado para o fim de 2010, é só esperar e relaxar, sem medo de que a série caia no vazio da enrrolação. Mais três temporadas de 16 episódios...isso cheira a planos mais sólidos e roteiros melhores (isso é possível?!).
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Que a ilha salve Charlie! (e um outro personagem também!!!)

5 comentários:

Unknown disse...

Tem gente que nem é fã, né?
Bom, eu não entendi nada! Mas deu até vontade de ver depois de ler esse post.
Vi que andas atualizando por aqui com frequencia, tenho que aparecer mais!
^^
Beijos moço!

Anônimo disse...

Vi que, além de fã de LOST, tu és um super fã do Charlie, né? Que defesa apaixonada! Pra lá!

Não vou te mentir que eu sou um desses que nunca viu muita utilidade no Charlie, além de mimar a antipática da Claire (fala sério: quer casal mais "sem-sal" dos que eles dois?! Não existe, pow!) e fazer alguns comentários dignos de pequenos esboços de sorriso. E só! Mas esse episódio realmente mostrou um outro lado dele que o público meio que não percebia e nem os roteiristas faziam questão de mostrar...

No episódio 08 dessa temporada quando o Desmond diz que o Charlie ia morrer... putz! Eu dei pulos de alegria! Mas ao assistir "Greatest Hits", juro que meu deu até pena dele... Quando ele vai tendo os flashes e escrevendo a lista aos poucos, acho que o único sentimento que muitos - que assim como eu, torciam pela morte dele o mais rápido o possível - tiveram foi um "amor súbito" por ele, de tão simples que foram os melhores momentos por ele escolhidos... E a cena em que ele finge que vai deixar Desmond descer e desce ele mesmo, fez com que muitos - que assim como eu, ainda o viam como um simples (ex-)drogado e que só servia pra fazer merda - o vissem como um herói. Simples, mas herói.

Mas tá! Vou parar, porque senão depois vão dizer que eu também sou um apaixonado pelo Charlie, o que não é verdade!

E concordo contigo: o season finale realmente vai ser um dos melhores (arrisco até a dizer que será o melhor season finale até agora)... Agora, é só esperar!

E rapidão: o que tu achaste do final do capítulo 14, “Exposé”, o centrado no Santoro? Eu achei muito massa!

Abraços!

P.S.: Só pra tu saberes como eu cheguei ao teu blog: fui ao scrapbook de Tarsila e vi que tu estavas comentando que tinha escrito sobre LOST aqui, aí vim dar uma olhada...

Abraços!²

Anônimo disse...

Antes de tudo. Valeu pelo coments!!!

Olha! Eu não sou um fã do Charlie, sério. Sempre achei que a função dele era mínima, isso era inegável, mas era uma coisa que refletia no perssonagem. O grande lance é que nesse episodio a gente percebe o pq dele não ter grande participação. O incrivel é que ele ta sendo o segundo a ter destaque como heroi na série, o 1º foi Desmond; e essa coisa de ser heroi é o caminho dos personagens segundos os autores.

Mas eu não sou fã dele mesmo não...se eu sou fã de alguns personagens ali, é do Jack (antipatizado tbm)e do Desmond, que são os que mais me identifico.

Ê cara! Mas eu até que gosto da Claire, na verdade, curto todos os personagens....o lance é que Lost da a oportunidade de entender as qualidades e defeitos de cada um, acho que por isso gosto de todos...até do Ben, se não duvidar...que é magnífico...rsrsrsr.

O final do ep. 14 é surpreendente. Sinistro! A pior morte de todas...e aquela trilha sonora...trash!

Valeu!

Anônimo disse...

Jack?

Cara, eu nunca gostei muito do Jack... Aquela história dele querer tomar decisões por todos, desde a 1ªtemporada, sempre me fez antipatizá-lo... Mas foi a partir da segunda, com a descoberta da escotilha, que eu realmente comecei a ODIAR o Jack e a AMAR o Locke... O Jack tomou pra si um papel de líder, mas certas horas ele já abusava disso, tomando decisões totalmente erradas, por se guiar por aquele instinto (idiota, na minha opinião) de "eu tenho que salvar a tudo e a todos", enquanto o Locke SEMPRE chamava atenção dele pra fazer a coisa CERTA, mas o idiota sempre fazia merda... Vide a "atuação" dele com a questão Michael... viu no que deu? Por isso eu não gosto dele! E isso só na segunda! Na 3ª temporada eu posso citar mais um monte de exemplos, como o ciúme louco dele pela Kate, como ele se deixa ser manipulado pelo Ben ou até, no último capítulo, ele beijar uma e logo após dizer "eu te amo" pra uma outra... É fato: ODEIO o Jack! E, sinceramente, tow começando a odiar o Locke também... acho que ele passou por uma transformação muito grande nessa 3ª temporada, ele tá uma pessoa completamene diferente do que ele era nas outras temporadas... Mas enfim... Vamos ver o que o destino (leia-se "os produtores") reservam para John Locke...

Já do Desmond, eu gosto! Acho que ele tem um papel realmente fundamental ali...

Mas me diz: Claire? Quais os motivos pra gostar daquela menina?! Ela é podre, cara! Dela eu nunca gostei... Só não consegue ser mais mimada do que a Shannon... Mas fazer o quê, né?

Mas o cara que pra mim é o mais foda dali, com certeza, é o Ben! Porra! Tudo bem que eu já tenho uma queda pelos vilões, mas o Ben é vilão no melhor sentido da palavra... É esperto, maquiavélico e, por vezes, verdadeiro, até... Pra mim, um dos melhores personagens de toda LOST!

E eu realmente achei o final do 14 muito bom... Episódio muito foda mesmo!

Mas e o season finale, tu já assitiste? Se sim, depois comento um troço contigo...

Flwz aew!

P.S.: Tu viste tb o especial que saiu depois do 21, o "The Answers"?

Flwz aew!²

Luca disse...

Caraca! Eu não assisto LOST, pq até hoje ainda não achei o grande lance desse seriado!
Mas dei uma passada no teu blog, para conferir conforme o prometido e já estás adicionado ao blog dos raladosnanet , afinal, os toscos têm q estar interligados, né?!

kakaka