terça-feira, maio 03, 2011

Sobre a morte de Osama

É fato que toda essa caçada a Osama Bin Laden, que levou a sua morte, está intrinsecamente ligada à política belicista norte-americana e ao famoso slogan "guerra ao terror" que, em diversas ocasiões, não passou de desculpas para a busca de interesses próprios em terras estrangeiras. No entanto, há uma grande confusão: mesmo que haja distorções nos ideais políticos e militares dos EUA, e que o país tenha conquistado com isso a antipatia e xenofobia de boa parte do globo a respeito de sua prepotência e não raras violações de direitos internacionais, a operação que terminou na morte de Osama foi sim necessária e fundamental.

Há quem diga que assassinar o terrorista foi um erro, uma vingança que não compensará as perdas do 11 de setembro e de outros ataques. Outros chegam a dizer que os EUA mereceram os ataques terroristas e torcem o nariz para a conquista de Obama. Mas a questão fundamental é se seria certo esquecer todos os atos terroristas e deixar tudo como estar, não é justo combater um alucinado que atenta contra a democracia e que matou quase 3 mil pessoas em um único atentado? A letargia ou inércia diante de terroristas não seria um estímulo ou alimento a estes?

Mesmo que consideremos toda a história atual dos EUA, as suas constantes intervenções abusivas no cenário mundial, a manipulatória "guerra ao terror" e política do medo, e o conservadorismo religioso, ainda assim a caçada a Bin Laden é um ato correto e justo, como seria se fosse o caso de qualquer outro país - mesmo que por trás das ações do governo norte-americano haja outras intenções. Abominável e condenável é usar essas motivações afim de manipular a população, o que já fizeram os republicanos no governo Bush.  Erros a parte dos EUA, a luta contra o terrorismo e a busca por justiça tem de existir; caso contrário, o caminho ficará livre pra qualquer outro terrorista armar sua cena. Portanto, particularmente, criticar a morte de Bin Laden é estar apontando como um erro o fato errado.

Update: E dizer que Osama não morreu é tão especulatório e conspiratório quanto dizer que o homem nunca foi à Lua. Principalmente nos dias de hoje, em que documentos secretos são publicados quase todos os dias.

Update 2: Sabemos da quantidade de interesses que existem por parte dos EUA em guerras como a do Iraque e Afeganistão. Em suma, o que digo nesse texto é que a morte de Bin Laden é um fato positivo, mesmo que com pouquíssimo efeito; mas não necessariamente concordo com as posturas assumidas historicamente pelos EUA.

Update 3: A cada nova notícia sobre esse capítulo da História, percebo o quão complexa é essa questão. Sou a favor do combate ao terrorismo, todo e qualquer país deve luta e buscar por justiça. No entanto, a CIA revelou recentemente que Osama estava desarmado no momento da emboscada, que as informações que levaram o exército americano ao paradeiro do terrorista foram obtidas através de técnicas de torturas, e também que a soberania do Paquistão não fora respeitada. E se tem uma coisa perigosa, que pode gerar novos conflitos, ou pior, tornar esse mundo menos seguro, é o desrespeito às leis internacionais. Por outro lado, foi o Paquistão que saiu em maus lençóis nessa história toda.

Um terrorista morreu, mas as leis internacionais não foram respeitadas. Acho que não caminhamos muito!

Nenhum comentário: