segunda-feira, outubro 15, 2007

Tropa de Elite: "Osso Duro de Roer"

Ontem assisti ao filme Tropa de Elite (no cinema). O longa é simplesmente melhor, mais complexo e polêmico do que eu esperava, e minhas expectativas eram muitas para o filme do mesmo diretor de Ônibus 174. Tropa de Elite, de fato, é um "osso duro de roer".

Update 16/10: Esqueci de comentar, mas em breve vou tentar postar algo mais elaborado a respeito de Tropa de Elite. Trata-se de um filme complexo e com bastante detalhes a se analisar. Tentarei assistir mais uma vez (no cinema).

Ontem (dia 15/10) tive o desprazer e curiosidade de olhar na internet algumas fotos de restos mortais de alguns traficantes cruelmente abatidos pelo B.O.P.E., o batalhão especial em questão no filme. Esse filme ainda vai render muita polêmica.

Feliz da Vida

No início do ano afirmei aqui mesmo no blog não sentir firmeza no cinema brasileiro e que não estava acreditando nessa retomada. Pois bem! Nos últimos três meses (o exato tempo que fiquei sem postar) tive motivos de sobra para amenizar essa opinião. O nome desses motivos são na respectiva ordem de valor: Tropa de Elite, Cheiro do Ralo, Saneamento Básico e Batismo de Sangue. Isso porque não pude assistir a O Céu de Suely e O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias.

7 comentários:

Luana! disse...

Eu ainda não assisti. A minha irmã vai me dar o piratex!

=]

Eliana Rose disse...

Algumas pessoas estão criticando o BOPE pela violência empregada...Eu perguntaria a essas pessoas: de que planeta você veio??? De que outra forma se combate a violência?? com flores??? Talvez sim...Mas não um batalhão de Polícia que é a força repressora do Estado.
Acredito que na vida cada um faz o seu papel, o papel de amar, o papel de ajudar, o papel de punir ...

Rafael Carvalhêdo disse...

Isso é realmente muito complexo...muita gente sai do cinema tendo o Pimentel como heroi, alguns criticos estão achando isso um absurdo porque o próprio Pimentel usa de violência brutal contra o tráfico.

Mas, convenhamos, haveria outra forma de combater o tráfico quando sabemos que eles são mais violentos e represores que a própria polícias. É uma situação complexa e a polícia necessitar (e necessita mesmos) usar de tanta violência para impedir o tráfico é um grande sinal de que coisa tá feia no Brasil.

Eliana Rose disse...

Agente ouve falar em guerra civil em tudo quanto é lugar...e no Brasil? Será que o Rio de Janeiro não vive em guerra civil?

Eliana Rose disse...

E... Caio...me diz aí! quem é esse pimentel hein? Eu não me lembro dele no filme não.

Rafael Carvalhêdo disse...

É o protagonista, o Wagner Moura!

Anônimo disse...

here I am!

para a felicidade geral de Caio, de Rafael e de Sandro

só comentarei Tropa de Elite qdo assistí-lo

no mais,
passem bem!

xerus

Polyana Amorim