domingo, maio 13, 2007

Erros e acertos

Nos últimos dias, decidi fazer algo aqui no blog que muito adoro; algo que pudesse dá uma movimentada por aqui, já que tava quase virando um blog-fantasma (se é que existe a expressão). Sou um amante do cinema. Uma das artes que mais vislumbro e que mais me empolgam, sem sombra de dúvida. Foi então, com toda essa paixão, que decide expor aqui as críticas (ou algo parecido; melhor, resenhas) que tenho escrito sobre alguns filmes. E aqui neste post mesmo vai o primeiro da lista.

.

.

.



300 foi um filme mundialmente esperado e tem feito um sucesso estrondoso. O primeiro a causar tanto rebuliço na indústria da sétima arte nesse ano de 2007.
Aqui no Brasil, a maior referência ao filme é o ator Rodrigo Santoro, que nele tem a sua participação mais significativa em um filme Hollywoodiano. Ele que já veio tendo experiências fora do país em filmes como As Panteras; na série de TV Lost e fez par romântico com Nicole Kidman no mais atual comercial do perfume Channel, neste filme interpreta o vilão Xerxes; e pela primeira vez é destaque num elenco internacional. -------------------------------------------------------
O filme é inspirado nas estórias em quadrinho do autor Frank Miller, que narra a guerra histórica entre Espartanos e Persas. O filme então segue a mesma lógica dos quadrinhos, ao retratar a guerra de Termópilas de um modo fantástico e fugindo do habitual realismo. Leônidas, interpretado por Gerard Butler, é o rei de Esparta, que ao saber das invasões persas promovidas pelo rei Xerxes, decide levas seus trezentos homens para a entrada da Grécia e impedir os Persas e o rei Xerxes da invasão. Essa é considerada por alguns estudiosos, a maior batalha da história humana. ----------------------------------------------------------
Essa parte da nossa historia já havia sido retratada pelo cinema, mas sem grande sucesso. Agora, em 300, ela é abordada de uma forma diferente, enveredando para uma narrativa fantástica e um visual inspirado pelos quadrinhos, o que resultou em momentos incríveis de imagens belíssimas. O filme foi todo filmado em estúdio e o fundo é todo virtual, tendo apenas os atores nas formas reais (pelo menos a maioria!). Isso possibilitou uma liberdade imensa na direção de arte e na criação dos cenários. As imagens foram extremamente bem elaboradas, chegando em alguns momentos a parecer verdadeiras obras de artes plásticas.
Contrapondo a grandiosa e a belíssima estética visual, a narrativa do filme já não tem tanto êxito, pior, não consegue prender o ânimo do público continuamente. A construção da narrativa é pobre e simples, deixando a desejar pela falta de conflitos e de uma elaboração mais detalhada e que pudesse desenvolver mais os personagens. Para piorar, sempre que a narrativa muda para a história da rainha, mulher de Leônidas, enquanto este está na guerra, o ritmo cai muito, pelo contraste grande entre as cenas de ação da guerra e os momentos fracos e desinteressantes da Rainha, com exceção da última cena desta.
------------------------------------------------------------------
Quanto a tão esperada interpretação de Rodrigo Santoro. O ator não deixa a desejar, e se mostra um interprete versátil e de um bom senso aguçado, sabendo distinguir personagens em que pode exagerar daqueles que ele tem que ser bastante cuidadoso. Neste caso, ele interpreta com uma maior liberdade de criação, exagerando um pouco nas expressões do personagem, já que este se trata de um semi-deus e tem uma natureza essencialmente divina e andrógena. Uma interpretação forte e coerente. E assim ele crescer cada vez mais em Hollywood. ---------------------------------------------------------
Com ótimos momentos de ação e um visual incrível que supera até mesmo as falhas da narrativa e do roteiro mal elaborado, 300 é de fato um grande sucesso. E devia ser visto de forma exemplar para aqueles que fazem filme não tão bons, pois mesmo sem uma história boa, outros ponto são extremamente bem trabalhados de forma a compensar.

Nenhum comentário: