domingo, março 30, 2008

My Preciousss

Faz exato um ano que não assisto a minha trilogia preferida, O Senhor dos Anéis. Essa é a primeira vez que falo sobre os filmes aqui no Ponto-de-Vista, e não há nada mais motivador para isso que a falta que sinto daquela estória, da melancólica jornada de Frodo. Meus DVD's estão emprestados, minhas versões estendidas estão arranhadas (sou um dos poucos no Brasil que as têm), e a vontade de revê-los é grande.

Tenhos opiniões bem fortes a respeito da trilogia. Sendo ela uma produção muito mal compreendida e julgada por se tratar de um aparente blockbuster típico, vez ou outra travo alguns debates em defesa dos filmes, seja para ressaltar aquilo que o torna uma obra-prima, ou para explica que Senhor dos Anéis não é Harry Potter (Sério! Tem gente que confunde. Não há coisa pior). O que a maioria percebe não vai além das cenas de ação e dos grandes efeitos especiais que, de fato, são essenciais para a verocimilhança da estória, enquanto o desenvolvimento das personagens, a carga dramática atribuida aos eventos, os subtextos, tudo isso passa despercebido por um público que pouco sabe analisar o que assiste. Até elementos mais perceptíveis, como trilha sonora, fotografia, direção de arte e as atuações parecem não impactar por simplesmente serem parte de uma produção fantástica. Se por um lado há os que não conseguem ver além do superficial, de outro há os pseudo-intelectuais que cegam a si mesmos com seus pré-conceitos desmedidos e a arrogância de quem acha que uma super-produção nunca pode oferecer algo de bom, principalmente quando esta é fantástica, chegando a negar as genialidades de uma obra.

Em qualquer discussão que eu trave a respeito de O Senhor dos Anéis, ao fim ou para finalizar, pergunto: "Por que Frodo ofereceu o Um Anel para Galadriel?". Se a resposta for boba e equivocada como: "Porque ele quis se livrar do fardo.", encerro a discussão ali mesmo tendo a plena certeza de que a maior parte dos argumentos dessa pessoa não são plausíveis. Pode paracer arrogância de minha parte, mas afinal, como pode uma pessoa julgar mal uma obra se ela nem a entedeu? Talvez seja uma defesa contra certos pré-conceitos artísticos, algo que muito me incomoda.

23 comentários:

Anônimo disse...

pois eh o senhor dos aneis eh uma das melhores trilogias que existe eu gosto mto...

c kiser pasa nu meu

http://ehtudoloco.blogspot.com

Dancer disse...

MEU PRECIOSO!
Amu essa fala

Ti juro q jah confundi SR. dos aneis com harry... mais hj naum faço mais isso n

asuhaush

eu tinha uns 13 anos de idade o.o

Maximus (dm) disse...

CLARO QUE È...

Senhor dos Aneis é uma das melhores trilogias ja feito.
To na seca pra assistir di novo, tenho apenas o 2 e o 3 aqui!

To com uma vontade enorme de assistir ao 1, é muito bom. O inicio de toda a aventura..

Eu odeio quando a turma faz essa comparação de Harry Potter com Senhor dos Aneis, como se disse. Senhor dos Aneis não é Harry Potter. Sinceramente e tudo muito melhor.. Ate mais..

________________________________
Seja um Conquistador você também.
www.conquistadoresdm.blogspot.com

Ate mais

Anônimo disse...

Ponto de vista é o nome de um filme que tá nos cinemas agora, né? :)
Entrei no blog achando que era sobre o filme hehe mas não me arrependi de ter entrado. Genial.

Unknown disse...

Partilho da mesma opnião q vc.
Pra mim, Senhor dos Anéis ainda é o melhor(melhores) filme q já vi, indiscutivelmente.

alex disse...

Tenho minha própria coleção dos livros de Tolkien, sim, porque livros são em geral melhores que os filmes, mesmo Peter Jackson tendo feito de o Senhor dos Anéis uma obra de valor artístico inconstestável, a Terra Média é ainda, melhor aproveitada nos livros. Posso dizer que tudo nesse mundo é fascinante, desde as vestimentas até os idiomas, mas tenho que fazer uma objeção. Em que sentido você disse "não há coisa pior que comparar Senhor dos Anéis com Harry Potter"? Porque se foi no sentido de fazer uma má idéia de Harry Potter, rebaixando-o a um nível aquém da obra de Tolkien, isso foi completamente equivocado e infeliz de sua parte. Harry Potter não é só uma obra tão competente quanto, como também é deveras subjulgado e incompreendido ainda mais que Senhor dos Anéis por trazer desenvolvimento de personagens e carga dramática a um mundo rotulado como infantil; o que não o é...

A mesma pergunta profunda de "Por que Frodo ofereceu o Um Anel para Galadriel?" pode ser feita em Harry Potter: "O que você veria se estivesse em frente ao espelho de OJESED"? Julgar Harry Potter como uma obra de nível inferior é preconceito artístico...


Alexander Bastos (moderador)
www.blogdospiratas.org

Anônimo disse...

Não sou muito fã de The Lord of the Rings, mas vi todos e acho que foram bem feitos.

alex disse...

Olá Steve Guttenberg andou fazendo seriado até uns tempos atrás, mas na ficha dele no IMDB consta nada mais dana menos que 6 filmes só pra 2008!!!


Quanto a Jennifer... ela participou do seriado "John from Cincinnati" ano passado... ela já tem 50 anos!


Alexander Bastos (moderador)
www.blogdospiratas.org

Rafael Carvalhêdo disse...

Alexandre, qualquer crítica que eu tenha feito aqui foi referente aos filmes. Não tenho embasamento e muito menos leitura suficiente pra fazer com propriedades críticas literárias. Posso até as fazer-las, mas ficarei com um pé atrás em julgar qualquer obra.

Quando disse que SDA não deveria ser comparada a Harry Potter, falei com o intuito de dizer que os filmes referentes ao segundo, são sim inferiores aos de O Senhor dos Anéis e é injusto com a trilogia fazer tal comparação.

Li dois livro de HP e assisti a todos os filmes. Confesso que da mesma forma que em SDA, em que seus livros são melhores em alguns elementos e inferiores em outros, em HP ocorre o mesmo. No entanto, a série de HP é mais instável, "A Pedra Filosofal" e "A Camara Secreta" são filmes medianos que agradam pouco em seus aspectos tecnicos, assim como na direção.
Os meus filmes preferidos de Harry Potter são "O Prisioneiros de Azkaban" e "A Ordem da Fênix", q por sinal foi muito criticado, mas tem um verdadeiro desenvolvimento do Harry. Foi somente dessa vez que senti medo e insegurança junto com ele.

Só pra vc ter uma noção: a única cena de ação com um pé no drama de HP que tem uma densidade dramática e intensidade comparada àquelas de SDA, é aquela luta entre Dumbledore e Voldemort. Incrível!!!

Sendo assim, não julguei o HP sem antes assisti-los ou como mero pré-conceito artístico. Já assisti o que há hj da série em filmes, e não posso negar, SDA é muito melhor.

Rafael Carvalhêdo disse...

E aliás, vc argumenta muito bem. Poucos são tão fervorosos!

alex disse...

valew rafael. realmente os "filmes" da série Harry Potter deixam a desejar em realação aos livros... mas é isso aí... blog é pra isso mesmo, expôr idéias e gerar discussões e seu blog está muito bom... estranho ter conhecido só agora... vou te linkar.

abraço


Alexander Bastos (moderador)
www.blogdospiratas.org

Chetspop disse...

Eu não cheguei a ler os livros, e vi a trilogia somente uma vez, a bastante tempo, então não me lembro de muita coisa, mas o filme realmente é muito bom!

Foi bom ter lido a respeito dele, pois vale a pena rever, e vou tirar um fim de semana para alugar a trilogia e rolar aqui no DVD Player com os amigos!

Jason disse...

Da ele pra nós
o precioso é nosso

kkkkkkkkkk

se der visita la

http://centralrip.blogspot.com/

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Anônimo disse...

Very nicce!

Anônimo disse...

comment3, megan fox desnuda, >:-OO, camilla belle nude, 83122, alyson hannigan naked, uva,

Anônimo disse...

comment6, tina fey nude, zbwwzv, nude 200 celebs, frw,

Anônimo disse...

comment5, 200 of top celebs, %-((, 200 nudes, 098163, nude celebs of 200, :-]],

Anônimo disse...

comment6, christina hendricks nude, 196356, candice swanepoel nude, mcpdj, addison timlin nude, jwbtat, sarah silverman naked, ceep,

Anônimo disse...

, lara flynn boyle nude, >:-D, bryci pussy, 317, vivian hsu nude, =)), rachel weisz sex scene, >:[[,

Anônimo disse...

, fearne cotton nude, 1859, jessica biel sex scene, tegtyy,

Anônimo disse...

, rachel nichols nude, 87363,

Anônimo disse...

comment6, daniel radcliffe desnudo, 094433, mariah carey desnuda, bymfo, sharon stone sex scene, =-DDD, jennifer bini taylor nude, 575633,