quarta-feira, janeiro 02, 2008

O Que Vem Por Ai...

Considero o ano de 2007 fraco cinematograficamente. Ainda é cedo para fazer uma análise mais justa, pois a melhor temporada de lançamentos do ano é entre dezembro e março. Poucas produções me agradaram ou foram interessantes, mas isso é muito relativo. O cinema brasileiro, por exemplo, saiu-se muito bem, e produções como Saneamento Básico, Tropa de Elite e Batismo de Sangue marcaram e enfatizaram uma das características mais marcantes do cinema nacional: a diversidade, tanto em estilos quanto em estéticas.

Desde quando me tornei um viciado em cinema - quando tinha uns 13 anos e esperava ansiosamente pelo lançamento de Jurassic Park 3 (Bons tempos!) - parte do meu facínio era pesquisar sobre as produções em andamento, descobrir quem estava sendo escalado como diretor, ator e assistir aos trailers em primeiríssima mão. Isso me rendia uma espectativa louca pelas estréias e, consequentemente, um envolvimento maior com o filme e a estória ao assistir-lo. Apesar de não dedicar mais tanto tempo ao hobbie, esperar ansiosamente pelos Blockbusters e ao mesmo tempo, ficar surpreso com os repentinos lançamentos dos quase sempre ótimos filmes independentes, ainda é a melhor equação de apreciação da 7ª arte. Voltando ao bom e velho hábito de pesquisar as produções em andamentos, pude ter uma visão do que vem por ai em 2008, e estou um tanto ótimista e empolgado. Coisas bem interessantes estão sendo produzidas.



Para 2008:

Cloverfield - Monstro: Uma produção de J. J. Abrams que surpreende e impacta só pelo trailer. O filme narra com imprecionante realismo a invasão de uma criatura gigantesca à Nova York enquanto alguns jovens fazem uma festa num apartamento. O filme é todo narrado através da da câmera digital dos jovens. Tenho fortes expectativas para esse filme, e vendo o trailer, percebi certa inspiração no visual sombrio e perturbador de "Irreversível". É de deixar qualquer um curioso!

Caroline: Pra uma animação, e estória é aparentemente bem intensa - A família de Coraline se muda para uma casa enorme, com várias portas. A última delas está sempre trancada, até que a garota consegue abri-la e se depara com outro apartamento. Mas os adultos de lá a querem como filha e tentam prendê-la.

Dragon Ball Z: Não fui fã do anime. Assisti impacientemente a pequenas partes, mas confesso que em linguagem cinematográfica, pode ser algo interessante, levando-se em conta o tamanho absurdo dos poderes dos personagens. A participação de Emmy Rossum já me agrada, mas a listagem do filme aqui é somente pela curiosidade. - A história do guerreiro Goku, que descobre ser um humanóide enviado à Terra para destruir a população, mas, em vez disso, escolhe protegê-la de um ataque alienígena que se aproxima.

James Bond 22: Esse sempre causa expectativa.

The Dark Knight: Essa nova série do Batman é excelente. Não lembra em nada a cafonice decalcada dos quadrinhos que vimos na série anterior. O melhor de tudo é esperar para ver o sinistro Coringa de Heath Ledger.

Jogos do Poder: Cinebiografia do ex-congressista americano Charlie Wilson, que, nos anos 1980, foi alvo de um escândalo após ser encontrado cheirando cocaína numa banheira com duas dançarinas, em Las Vegas - Filme de Mike Nichols, com Tom Hanks, Julia Roberts e Philip Seymour Hoffman. Com certeza, algo tão bom quanto Closer-Perto Demais.

4ª Temporada de Lost: Ok! Lost não é filme, mas não poderia estar mais empolgado pra ver a 4ª temporada da série, que tem início dia 31 de janeiro.


Para os ano seguintes:

O Hobbit: Com apenas a produção executiva de Peter Jackson, os dois filmes ainda não possuem diretor, mas a MGM tem pretenções tão grandes quanto a New Line em recriar a magnitude de O Senhor dos Aneis no prólogo da trilogia. Torço para que Afonso Cuarón assuma a produção!

O Poderoso Chefão 4: Vai sair do papel. Finalmente!

X-Men Origins - Wolverine: Em 2009, a estória de Wolverine vai complementar a trilogia que, pra mim, é a melhor baseada em quadrinhos.


Esses são apenas alguns dos filmes. Em breve, voltarei a falar do que está sendo produzido.

Nenhum comentário: