sábado, julho 07, 2007

À pedido...

À pedido de uma amiga que sempre posta aqui no blog (uma das milhares, nesse blog super bem-sucedido!), vou fazer uma coisa que não tô sentindo muita vontade; mas como agora o objetivo é tornar um pouco mais claro à essa cara amiga leitora um dos posts anteriores, vou explicar do que se trata O Quarteto Fantástico, até pra me redimir de meu erro ao achar que todos sabem que filme é esse. (Não acredito que vou fazer isso!)


(Uma respiração profunda) Bom! O Quarteto Fantástico é uma adaptação de uma revista em quadrinho, que pelo que fiquei sabendo, nem tinha o previlégio de ter uma revista única para si (Aqui no Brasil. Fora, não sei!), vinha atrás de uma outra de grande sucesso.

A estória começa com um desastre que atinge uma nave espacial, fazendo com que seus quatro tripulantes sofram modificações em seu organismo de forma a ganharem poderes especiais. O líder do grupo, Reed Richards, passa a ter o dom de esticar seu corpo como uma borracha. Sue Storm, a ex-namorada de Reed, ganha poderes que a permitem ficar invisível e criar campos de força. Johnny Storm (o piadista do filme), é irmão de Sue, e pode aumentar o calor do seu corpo e pegar fogo completamente, enquanto que Ben Grimm (Interpretado por um puta ator que não deveria está nesse filme) tem seu corpo transformado em pedra e ganha uma força sobre-humana. Quando retornam à Terra após o acidente, os novos poderes dos novos herois começam a se manifestar, fazendo com que todos tenham que se adaptar a eles e também à condição de celebridades que os poderes lhes trazem.

Como em quase todas as estórias inspiradas em quadrinhos, o Quarteto tem uma idéia boba, mas cheia de novas possibilidades. Contudo, nas novas adaptações (desde o excelente 'X-Men - O Filme'), temos essas estórias trabalhadas de uma forma bem mais elaborada, tornando aquelas situações incomuns em possibilidades de se trabalhar novos horizontes e conflitos, aproveitando o potencial dessas estórias. A apartir daí, os blockbusters passaram a não ser apenas sinônimos de ação, mas de drama também, e possibilitaram um novo padrão de qualidade para o filme jovem. Essa diferença fica clara quando comparamos os filmes de Batman dos anos 90, com as atuais adaptações de X-Men.

Então vem o Quarteto, com sua trama típica que já induz nosso julgamento e pre-conceito (pelo menos o meu. O da maioria, acho que não). Quando pensamos que aquelas personagens poderiam ser trabalhadas em seus novos contextos, como exemplo, as problemáticas de se ter um super-poder; vemos todos muito bem e alegres de serem as novas criatiaturas bizarras do pedaço, algo incoerente para quem acabou de sofrer uma transformação (se um adolecente estranha quando pêlos nasce, imagina um indivíduo que se descobre elástico!). Além disso, assitimos as maiores provas da falta de bom senso da direção e do roteiro com as piadinhas feitas aos bocados pelo personagem Johnny Storm, também pelo roteiro com furos e por cenas que causam constragimento por caírem no ridículo, ao tratarem os poderes dos personagens de forma cômica e indiscreta; uma grande falha, já que a estória tem alto teor fantástico, ou seja, uma grande possibilidade de cair no ridículo. E se mesmo que o filme não seja despretencioso, isso não significa que ele deva deixar de trabalhar tudo isso que falei acima.


Depois de 'estagiar' como diretor para Fox ao fazer o Quarteto 1, Tim Story consegue fazer um segundo filme melhor, mas ainda com cenas constrangedoras e com a maioria das falhas que já citei acima. A diferença desta continuação reside no falto de que no 1º filme, Tim Story não demonstrava talento algum em contar uma estória, não sendo capaz de comover ou causar empatia, e muito menos de ser conhecedor de alguns elementos importantes e essenciais para se executar tais tarefas; enquanto que neste segundo há uma evolução significativa nesse sentido.

Definitivamente, o Quarteto Fantástico não é um bom filme. Não sei esse texto seria uma crítica, mas acho que tá mais para um desabafo.

Espero ter sido claro, para descontar minha desatenção em um post anterior.

5 comentários:

Luca disse...

genteim, socorro!
tow me axando uma alienada! mas será q eu poderia mermu me considerar tal só por desconhecer O Quarteto?
tipo assim, me falaram q queriam assistir a esse filme, depois li aqui um recort do nosso companheiro caio sobre o críticas do filme e imaginei q esse filme fosse grandes coisas, mas eis q encontro o próprio caio se sentindo "obrigado" a falar do filme, ms nada piedoso com a produção...

ai! fikei cafusa! agora, me deu vontade de assistir só pra matar a curiosidade e tirar minhas próprias conclusões...

Rafael Carvalhêdo disse...

Cara! Luana...em nenhum momento me simpatisei pelo filme e muito menos disse que ele era bom!

Reler lá o meu primeiro post!

Luca disse...

sim, sim...
eu sei disso...
mas eu axei q ele fosse "grandes coisas", exatamente, pq todo mundo o critica, tendiô?
putz...pronde eu viro, algm toca nesse nome..."grandes coisas" incomoda, tendiô?

=)

Tarsila Cardoso disse...

ei o que vc's pensam da vida!
porra, quarteto é uma adaptação muito boa dos quadrinhos para o cinema. Ficou até melhor do que a do ultimo homem aranha.

fala serio, não aceito esse tipode critica!
aff!

Rafael Carvalhêdo disse...

Tarsila! E depois tu fala do filme do Esquilo Dramático!

Mas se tu pensa assim de o Quarteto, eu respeito! Tem gente que odeia Harry Potter e eu defendo. Quase ninguem entende porquê!