terça-feira, junho 12, 2007

Festival Guarnicê de Cinema

Ontem teve ínicio o 30º Festival Guarnicê de Cinema, no Centro de Criatividade Odilo Costa Filho. Como pretendo desta vez me envolver bastante com o festival, estive presente já na estréia e pretendo também estar por lá até o dia 17, pra descontar os festivais que perdi. Muitas oficinas, workshops, palestras e exibições, nem sei o quê fazer e em qual tempo, mas já pretendo ver alguns debates e vou me esforçar pra assistir a alguns filmes. Inscrevi-me em um Curso de Produção Audiovisual e no Workshop Múltiplas Faces de um Ator, dos vários que tinham por lá, mas vou mesmo me dedicar às exibições.

Repercutindo a Abertura

Cheguei meio atrazadão! Mas não o suficiente para perder a solenidade e muito menos o mais importante, os filmes. Quando entrei no Odylo Costa Filho, encontrei logo várias caras conhecidas e me juntei a alguns amigos. Ganhei até um mingual de milho. Uma "musiquinha" chata, tema do festival, ficava tocando insistentemente, mas insistentemente mesmo, não trocavam ela por nada. Então fiquei conversando qualquer coisa com o pessoal até a hora de entrar. A "musiquinha" tocava. Uns dois atores famosos de cinema já estavam por lá. A "musiquinha" tocava e enjoava.......... : /

Chegando a hora da Solenidade de Abertura, entrei muito tarde no teatro e não tinha mais onde sentar (Droga!). Aconteceu então a Solenidade, bem básica, nada que tirasse o brilho dos reais objetivos do Festival; acontecia o mesmo blá blá blá de cerimônia, mas sempre embalado pela "musiquinha", que eu não aguentava mais. Falando nela, já dava pra perceber que era alvo de comentários e murmúrios no evento; e a "musiquinha" parece mais a chata trilha sonora daquele jogo "The Sims". Encerrada a cerimônia, foi a vez da exibição do vídeo de animação do festival, que precede os vídeos. (Embalado por quem? ... Pela 'musiquinha'!)...... * [

Começou os filmes e me dei conta de que eu estava em pé...(Droga!). Na doida (O que não faço pra assistir a um filme) sentei no chão mais a frente, enquanto ficava uma multidão "chique" atrás em pé. Não demorou muito, estavam todos sentados no chão também. Passado um tempo, um pessoal de uma fila, duas mulheres e um homem, resolvem sair de lá. Elas passam tranquilamente por mim e ele se desequilibra, dando um forte pisão na minha perna. Era Norton Nascimento. Ele pede desculpas, eu aceito e o cara vai embora.

O que eu não faço pra assistir a um filme?!..... : p


Comentários do Filmes

Apesar do que disse acima, valeu a pena ter assistido, muito! Pude ver como o cinema maranhense, por incrível que pareça, tem suas preciosidades e cineastas realmente talentosos. Dos seis filmes exibidos, só um não me agradou mesmo. Vou fazer um curto comentário do que pude perceber de cada um.

Na Terra de Caburé, de Murilo Santos: É um ótimo documentário em curta, que faz um apanhado histórico dos conflitos entre os indíos Teneteharas e os missionários Capuchinhos da região de Barra do Corda. Traz uma visão ampla da história, dando enfoque aos dois lados do conflito. É eficiente em levar, em poucos minutos, uma noção completa da história para o público.

Jardins Suspensos, de Euclides Moreira: Dos curtas exibidos, foi este que mais me agradou. As imagens mostradas do Centro Histórico de São Luís são quase poéticas, sempre retratando nas poesias das legendas que entremeavam as imagens, um saudosismo que refletia o que aquelas construções foram, e como aquela natureza, hoje, toma conta de si própria. Depois do lado belo das imagens de verdadeiros jardins supensos em telhados coloniais, o documentário se propõe a denunciar o descaso com essas construções. Tudo muito bem pontuado por uma ótima trilha sonora.

Rosas, de Ione Coelho: É um bom filme. Apesar de despretencioso no roteiro, exibe planos interessantíssimos. A estória se revela de maneira prazerosa quando vemos uma viúva, que visitava seu finado marido, dando de cara com outra aparente viúva triste no túmulo do falecido.

Litânia da Velha, de Frederico Machado: Conta a estória da simpática velhinha sem rumo. Ela abandona seu casebre e vagueia pela Centro Histórico enquanto perde as forças. No entanto, creio que funcionaria melhor sem a narração poética, que só não é dispensável por ter seus bonitos momentos. Neste filme percebi o quanto conheço cada canto do Reviver.... : )

Filé com Fritas, de Murilo Santos: Este não me agradou nem um pouco. Estória meio boba de um casal que vai a um restaurante e lá tem um indivíduo que observa constantemente a mulher, o marido furioso mata o indivíduo lá mesmo e uma manchete nos jornais afirma : "Cego foi assassinado em restaurante". A piada funciona, mas o filme em si é marcado por atuações que não convencem, exceto a de Murilo Santos, que além de convencer muito, arranca risadas do público.

Bom Te Ver, de Francisco Colombo: Outro preferido. Só a idéia de documentar, em entrevista, um pouco da vida daquela personagem já é ótima. O curta trata-se de uma entrevista com uma figura maranhense, uma ousada e "pra frente" atriz dos palcos do Maranhão (Desculpe! Mas não lembro o nome dela. O filme nos dá uma oportunidade de saber). Ela é puro carisma!.....................................
Frase da personagem: "Sou filha de pais separados...sou filha da puta. Na minha certidão não tinha o nome do meu pai."


Hoje prefiro pensar que o cinema maranhense sofre mais com limitações do que com erros de quem o produz. Há bons artistas e boas visões dentro do Estado, mas a escassez deles é uma questão bem mais complexa do que imaginamos.
Quem estiver interessado em acompanhar o festival, logo abaixo, nos coments, tem a programação.

4 comentários:

Rafael Carvalhêdo disse...

RELAÇÃO DAS ATIVIDADES DO 30º FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA, POR LOCAIS/HORÁRIOS

1- GRAND SÃO LUÍS HOTEL

- ENCONTRO REGIONAL DE CINECLUBES, dias 12 e 13/junho, às 8 e 14 horas – Coordenação: João Batista Pimentel, do CNC (Acesso: Credenciados)

- DEBATE DE FILMES E VÍDEOS CONCORRENTES E DE TRABALHOS EXIBIDOS NO DIA ANTERIOR, de 12 à 17/junho, às 10 horas – Moderação: Celso Sabadin (Acesso: Livre)

- CURSO DE PRODUÇÃO ÁUDIO VISUAL, de 12 à 14/junho, às 14 horas – Ministrante: Clelia Raccord Bessa (Acesso: Credenciados)

- PALESTRA: CIRCULAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE FILMES E VÍDEOS DE CURTA METRAGEM – UMA PROPOSTA ALTERNATIVA, dia 13/junho, às 10 horas – Convidado: Carlos Vinicius Borges “Cavi Borges” (Acesso: Livre)

- ENCONTRO REGIONAL DE PONTOS DE CULTURA, dia 14, às 8 e 14 horas – Coordenação: Lula Gonzaga (Acesso Livre)

- SEMINÁRIO: MAPEAMENTO DO MERCADO AUDIOVISUAL – AÇÕES DE COALIZÃO BRASILEIRA PELA DIVERSIDADE CULTURAL, DIA 14/JUNHO, às 14 horas 30 minutos – Coordenação: Ana Arruda (Acesso: Livre)

- PALESTRA: POLÍTICA REGIONAL DO CTAv PARA O MOVIMENTO CURTAMETRAGISTA, dia 15/junho, às 10 horas – Moderação: Francisco Colombo (Acesso: Livre)

- ENCONTRO DO FÓRUM DOS FESTIVAIS, dia 15/junho, às 14 horas – Coordenação: Tetê Moraes (Acesso: Credenciados)

- PALESTRA: A PRODUÇÃO DO FILME LONGA METRAGEM NO BRASIL X NORMAS DA ANCINE, dia 16/junho, às 10 horas – Convidado: Dr. Lúcio Aguiar, da ANCINE (Acesso: Livre)

Rafael Carvalhêdo disse...

1- AUDITÓRIO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO MARANHÃO

- PALESTRA: A IMPORTÂNCIA DO FILM COMISSION, DIA 12/JUNHO. ÀS 15 HORAS – Convidado: Emanoel Freitas (Acesso: Livre)

- OFICINA DE FORMATAÇÃO DE PROJETOS PARA A LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA, dias 14 e 15/Juno, às 8 horas – Ministrante: Antonio Leal (Acesso: Livre)

2- NPV/CCSo/UFMA

- WORKSHOP DE ANIMAÇÃO, de 11 a 15/junho, às 14 horas – Ministrante: Thomas Larson “Thomate” (Acesso: Credenciados)

- SEMINÁRIO: “TROCA DE EXPERIÊNCIAS COM DIRETORES E CONVIDADOS PRESENTES NO FESTIVAL”, de 12 a 15/junho, às 15 horas 30 minutos – Moderador: Celso Sabadin (Acesso: Livre)


3- AUDITÓRIO DO CACEM – Centro de Artes Cênicas do Estado do Maranhão

- WORKSHOP: MÚLTIPLAS FACES DE UM ATOR, dia 12/junho, às 15 horas – Convidado: Andrade Junior – Moderador: Domingos Tourinho (Acesso: Livre)

- WORKSHOP: ANIMAÇÃO AUTORAL X PRODUÇÃO INDEPENDENTE, dia 13/junho, às 15 horas – Convidado: Gordeeff – Moderador: Domingos Tourinho (Acesso: Livre)


- WORKSHOP: DIREÇÃO DE ATOR E CARACTERIZAÇÃO DE PERSONAGENS, dia 14/junho, às 15 horas – Convidado: Leona Cavali – Moderador: Domingos Tourinho (Acesso: Livre)


- WORKSHOP: A OBRA DE ARTE ENGAJADA POLITICAMENTE, dia 15/junho, às 15 horas – Convidado: Ronaldo Duque – Moderador: Domingos Tourinho (Acesso: Livre)


5- CEEFM MANOEL BECKMAN (Bairro do Bequimão)

- WORKSHOP: INICIAÇÃO AO ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO, dia 14/junho, às 8 e 14 horas – Ministrante: Micheline Helena (Acesso: Credenciados)

Tarsila Cardoso disse...

um pisão de norton nascimento! hé, o que vc não faz por cinema?! pelo tamnho do negão, vc realmente deve ter sentido a pisada. O festival em seus 30 anos cresceu muito, e vc acredita que eu nunca consegui participar de um direito. vai v é pq eu não tenho tanta paixão por cinema. Mas estarei acompanhando os seus post's, pra ta vendo um pouquinho mais!

Luca disse...

Tb acredito no potencial de visões, boa vontade, talento e idéias das nossas produções. Infelizmente, como vc mesmo o diz há limitações, que ainda estão ligadas aos pareces públicos e privados. Embora, uma guru por aí, chamado Flávio Reis diga, diga que hoje já não vale mais o lema "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça", pq câmeras em celulares é uq mais tem, idéias faltam...Será q ele foi ao Guarnicê conferir as produções locais???